segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

VAMOS A UM UM CONTO, FARRUSCO?

Tem aquele olhar de companheiro matreiro, atento, mas para mim de tanta meiguice.
A vida o ensinou a ter cautelas depois de tantas mazelas sofridas, essas sim mais que doridas pelas serranias em defesa e na procura do que havia perdido, a família..
Foi assim que o encontrei, era véspera de Natal, quase coberto de neve lá do alto de um penhasco,  olhando de modo ansioso, latindo de modo aflito para baixo, para o povoado...  
Estaria o meu amigo Farrusco em apuros?

  
O Farrusco, foi durante muitos anos o rei das serranias, um garante dos pastores e rebanhos, não havendo lobo que lhe metesse medos e amigo dos seus amigos, cujos olhos espertos não deixavam que fossem muitos por cautelas e não medos.
Aos poucos, fui fazendo parte da sua vida e ficamos amigos, do mesmo modo que os anos nos foram tolhendo e ele,  cada vez menos descendo a serra e eu a subindo ,mas ainda assim lá nos íamos vendo.
Nesse ano calhou o dia de consoada  ter tido durante a noite um nevão e a serra estar coberta de manto branco, mas tinha de cumprir como que sempre havia feito, levar um bom naco de carne e osso, ao meu amigo, afinal são para isso que eles servem, apesar do insólito da nossa amizade.
Fui guiado pelo seu uivar (mais que ladrar) pelo tom desesperado e alucinante que bradava aos céus e por tal eu me guiei para ir ao seu encontro por entre fragas geladas e eis que ele arregala estes olhos, como que dizendo, em boa hora vieste. Uma carícia, um lambe no rosto, ofegante e contente.
Mas eis que quase parece soltar um suspiro, se volta para trás e no sítio mais recatado e abrigado, tipo gruta, se enrodilhavam duas minúsculas crias de raposa cujos pais porventura caçados. as haviam deixado ao abandono e o Farrusco as protegeu das aves de rapina.
Feliz Natal, amigo.

6 comentários:

  1. Adoro os contos do Farrusco... Muito legal! Desejo um FELIZ e abençoado Natal pra vocês e tudo de bom no 2018 que quase chega! beijos, chica

    ResponderEliminar
  2. Um belíssimo conto ... bj
    Para si ... e para os seus FESTAS bem felizes e
    um 2018 ... FELICÍSSIMO!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por ter partilhado momentos comigo!!!

      Num fugaz instante
      a passagem do ano é feita com alvoroço em:
      sonhos delineados
      … projetos traçados …
      vontade de recomeçar!!!
      Especialmente para si:
      todas as cores da VIDA
      … muita alegria para sorrir …
      muito momento para emocionar
      … alguma cumplicidade para partilhar …
      sucesso(s) para dividir
      e sobretudo AMOR para dar!!!

      Eliminar
  3. Que cachorro lindo. Um ótimo inspirador de histórias.
    Quero te desejar um feliz natal e novo ano cheio de alegrias pra ti para Paula e tua família.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  4. Lindo conto, adorei!
    Um feliz natal e um ano novo cheio de alegrias.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  5. Querido amigo, agradeço e retribuo oa votos de feliz natal e que 2918 seja próspero e traga a todos muita saúde e alegria.
    Lindo conto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar