ex-escola primária de Forninhos |
Caros leitores:
Esta minha postagem tinha sido sobre o meu 1.º dia de escola. Sem querer tal post foi apagado, assim como os comentários deixados por vós. Pelo facto peço desculpa. Ainda assim consegui repôr alguns, mas infelizmente perdi um comentário da amiga Ailime e outro da aluap.
Acabada a escola fui estudar para Gouveia e apenas vinha a casa nas férias. Um dia não quis voltar, chorei baba e ranho, desiludi e desorientei os meus pais que tanto se estavam a sacrificar. Como castigo então o meu pai disse-me: - Se não queres estudar e ser alguém na vida, vais ser pastor.
Peço que não deixem de ler o post que agora surgirá "Também fui pastor...".
Anete deixou um novo comentário na sua mensagem "COMEÇANDO A ESCOLA...":
ResponderEliminarImagino a sua emoção no 1º dia de aula, Xico! Narração gostosa de ler e como as peripécias, aventuras do tempo da inocência são ousadas e engraçadas, não é mesmo? A criança faz coisas impressionantes e tão espontâneas, né?...
Gostei da foto e de saber desses detalhes do início da experiência marcante que é aprender a ler, escrever e adquirir "regras"...
Um abraço... Boa Noite...
✿ chica deixou um novo comentário na sua mensagem "COMEÇANDO A ESCOLA...":
ResponderEliminarQue legal ler desde a ansiedade, a ma~e preparando tudo a emoção do primeiro dia, sem relógio,sr e tanta coisa acontecendo ali dentro e a cabeça querendo voaaaaaaaaaaaaaaar lá fora!
abração,chica
Chica, na altura parecia que o mundo estava do avesso. Feito ao contrário.
EliminarA gente já sabia ler nas estrelas, no cheiro da terra, diferenciar as qualiades das uvas, afinal o que queriam mais?
"Ingratos", prenderem-nos entre quatro paredes.
Hoje estamos gratos.
Abraço.
aluap deixou um novo comentário na sua mensagem "COMEÇANDO A ESCOLA...":
ResponderEliminarXico,
Quando entrei para a escola, ambas as salas eram mistas. Para a Escola/Sala de Cima iam para lá os da 1.ª e 2.ª Classes; Para a Escola/Sala de Baixo iam para lá os da 3.ª e 4.ª Classes.
Tal como tu, foi nesta escola que trazes aqui onde eu aprendi as minhas primeiras letras, a tabuada, os rios, linhas de comboio, etc e tal. Guardo desta escola as recordações mais antigas, professores, colegas, brincadeiras e jogos de recreio, as mesas/carteiras com tampo inclinado, banco e mesa num só móvel, tudo em madeira. Estas mesas/carteiras, pasme-se!, estão amontoadas no barracão do Picão (ali junto ao Campo de Futebol). Em Forninhos lamentavelmente não dão valor a nada!
A escola também tinha casas de banho, lembras-te?
Em lembrei-me de um episódio agora: Andava na Escola de Cima e, não sei porquê, as meninas da Escola de Baixo deixaram de falar com uma colega e decidiram interpelar as da Escola de Cima, para que também deixassem de lhe falar. Diziam-nos:
- Promete! “Eu morra aqui…”
Apanharam-me junto às Casas de Banho da Escola de Baixo, fazendo-me prometer ali que se falasse com fulana, morria ali.
Um dia no fim da escola (não dizíamos fim aulas, mas sim escola) decidi quebrar a minha “promessa” falando à tal rapariga, com quem ainda hoje me dou bem, mas passei a ter medo de passar no lugar onde prometi “Eu morra aqui…”, pois achava que se ali passava podia morrer.
Repito: Santa inocência!
O meu pensamento viaja deixou um novo comentário na sua mensagem "COMEÇANDO A ESCOLA...":
ResponderEliminar"Levo a fisga no bolso de trás
E na saca o caderno dos deveres ...
Mestr escola diga lá se for capaz ...
A história, a memória de tantos meninos.
Beijo
Minha vida de campo deixou um novo comentário na sua mensagem "COMEÇANDO A ESCOLA...":
ResponderEliminarParabéns pela linda narrativa, esse tempo escola é o melhor de nossa vida, me emocionei lembrando e vejo muita semelhança apesar de estar a milhares quilometro de distancia. As crianças do interior tinham maior apego e respeito a escola que a s crianças da cidade grande.
Tenha um ótimo dia.
Pedro Luis López Pérez (PL.LP) deixou um novo comentário na sua mensagem "COMEÇANDO A ESCOLA...":
ResponderEliminarEse primer día de escuela en que descubrimos un Nuevo Mundo lleno de sensaciones que jamás olvidaremos. Esos pupitres, esa pizarra, los profesores y nuestro compañeros de clase y de patio...Precioso y Perfecto Relato.
Abraços.
Pedro, obrigada pelo comentário.
EliminarA primeira vez de qualquer coisa é sempre marcante, mas o início da aprendizagem das letras, é o trampolim para a vida daí em diante.
Das coisas mais marcantes.
Um abraço.
Fátima Oliveira deixou um novo comentário na sua mensagem "COMEÇANDO A ESCOLA...":
ResponderEliminarOi Xico, que bom lembrar esse tempo de gente inocente, na minha escola, tinha um sininho que avisava a saída e a volta do intervalo para o recreio, senão também não voltaríamos tão cedo, rsrs. Ah! tempinho bom...
Abraços!
Anne Lieri deixou um novo comentário na sua mensagem "COMEÇANDO A ESCOLA...":
ResponderEliminarAchei lindo seu relato e fiquei a recordar de minha infância por aqui! As professoras dos meninos eram sempre as mais bravas, pelo menos parecia!...rsss...e não esqueceu o pião, muito divertido!Parabéns pela maravilha de explanação! bjs
Artes e escritas deixou um novo comentário na sua mensagem "COMEÇANDO A ESCOLA...":
ResponderEliminarEncantadora essa sua história, gostei de ler. Um abraço, Yayá.
Lucinha deixou um novo comentário na sua mensagem "COMEÇANDO A ESCOLA...":
ResponderEliminarXico,
Que delícia é ler seus escritos!
Como é bom lembrar os tempos de escola. Você me fez viajar no tempo, e tentar lembrar desse dia tão lindo e importante.
Um lindo dia! Abraços