terça-feira, 8 de março de 2016

O CHORO DO LOBO

Ouvia, amedrontado varios anos atras pelo que deles contavam, uns assassinos, mas nunca em tais vislumbrei lagrimas. Era por norma escuro e se tais tinham, tais guardavam. Porventura no momento em que os nossos  se acomodavam em suas casas, depois de recolhido e ordenhado o rebanho. Porventura fraco, melhor, mais remediado que o deles que os rebanhos eram escassos e cada vez mais mal nutridos.
Afinal e por tal, a coisa estava equilibrada, se a presa rareava, o predador ia morrendo de fome...   


As alcateias famintas, tais como regimentos sem comandante, deambulavam ao Deus Dara, cada qual por si.
Mesmo depois de parirem e os seus machos em procura de alimentos tardarem a regressar, coisa que muitos nao conseguiam, subiam ao ponto mais alto das penedias alcantiladas e mesmo fracas, faziam ecoar pelas fragas mais reconditas, o seu choro lancinante.
O apelo em gesto de despedida, pois ao longe os montes fumegavam pelo abrasar dos incendios. Aquele maldito temor que os podia encurralar e aos que nele estavam envolvidos.
Afinal todas as partes...
Anos depois, mal  deles se ouvia falar, como que lembrados na saudade, ate que recentemente e depois do nobre trabalho de instituicoes, tal como A Lobo, na sua  reintroducao no seu habitat natural, volta a ser abominavel e mal vindo por dizimar rebanhos, escassos como eles...
Talvez e por tal, o Lobo continue a chorar, ate estar extinto!

3 comentários:

  1. Pena dizimar essa espécie..Tomara o trabalho do LOBO seja fértil e recuperem alguns exemplares! abraços,chica

    ResponderEliminar
  2. Parece ser destino do lobo continuar a chorar, porque apesar dos esforços que têm sido feitos para preservá-lo, a coisa está difícil; o habitat a modificar-se e a ficar reduzido, e claro que mal vindo, como diz, por dizimar os parcos rebanhos. Mas sem outras presas, o lobo terá de continuar a atacar rebanhos...e mesmo assim não sabemos se conseguirá sobreviver enquanto espécie.
    Um assunto muito importante. Veremos quais serão também as hipótese concretas do lince.
    xx

    ResponderEliminar
  3. Misterioso e reflexivo o choro do lobo! A extinção não deveria acontecer!!
    Um abraço grande, amigo Xico.

    ResponderEliminar