domingo, 10 de novembro de 2013

O TEMPO NASCE...

"O tempo passou tão rápido que parece ter sido ontem que  criei o blog dos forninhenses por acreditar que para compreender o presente é preciso primeiro conhecer o passado e porque é um prazer registar, no presente, as vivências do passado. Falar de Forninhos hoje, é  falar sobre coisas que aprecio: memórias e estórias do mundo rural e de tudo o mais que tenho saudades." Palavras de uma Senhora: Paula Albuquerque AQUI
Sou Contribuidor e Seguidor, como todos sabem e com muito orgulho, o mesmo que sinto no dia-a-dia quando por lá passo e vejo o vosso carinho. Perguntarão, Chico, onde está o novo capítulo da tua vida?
Reside aqui, hoje e sempre, o resto virá a seguir, não "deitei a toalha ao chão"! O "Nascendo..." estará sempre contigo!!!
Num magusto da catequese. Éramos tantos...
Foto: cortesia do blog dos forninhenses.

8 comentários:

  1. Eu fico feliz que não tenhas deixado o NASCENDO e a Paula merece os parabéns pelos 4 anos e tu a ajudaste, pelo que tenho visto, muito! abração aos dois,chioca

    ResponderEliminar
  2. Nada como preservar o passado, e contar a sua história, e o blog forninhense contribui com isso.
    Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
  3. Xico,vc e Paula estão de parabéns por seu blog dos Forninhenses! Preservar a história e cultura de um povo é uma tarefa muito louvável e desejo sucesso aos dois! Bjs e boa semaninha!

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    adoro ler sobre o passado e também sobre a linda cidade de vocês, suas histórias são parecidas com a de nossa vila.
    Desejo uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  5. O blog dos Forninhenses é um presente para a blogosfera e é muito bom conhecer detalhes e mais detalhes de Forninhos!!!
    Também gosto demais do Nascendo Até Hoje!
    São dois blogs culturais e importantes, Xico!...

    O meu grande abraço...

    ResponderEliminar
  6. Agradeço todos os comentários e desejo-vos um bom dia e semana.
    Para quem nos acompanhou desde o ínício, sabe que foi com a frase abaixo transcrita que nos apresentamos no blog dos forninhenses:

    "Há quem diga que para compreender o presente é preciso primeiro conhecer o passado.".

    E, ciente desta premissa, o objectivo do blog era dar a conhecer a todos os forninhenses (naturais, residentes ou não residentes...todos no geral) esta aldeia da nossa Beira, desde a publicação de fotos antigas, documentos antigos e dar destaque às nossas tradições, ao nosso património, etc. etc...
    O tempo passa e já lá vão 4 anos. Acho, Xico, que conseguimos juntos levar Forninhos para além de Forninhos e é um orgulho, para mim, conseguir colocar no espaço global Forninhos com a imagem que agora tem.
    Que mais posso dizer-te, senão voltar a agradecer o teu contributo, o teu trabalho 'de casa', as tuas lindas recordações e tanta coisa mais...?!
    Em relação à foto. Parabéns pela escolha, em altura de magustos, foi boa ideia publicares uma imagem captada há muitas décadas, quando os magustos da catequese eram mesmo MAGUSTOS DA CATEQUESE.
    Repara que fotógrafo que captou o acontecimento, sem querer, eternizou um quadro verdadeiramente impressionante! A comparação com a realidade actual é o testemunho que a nossa terra, por um lado, não parou no tempo (toda a zona que circunda a ex-escola primária mudou); por outro, a aldeia despovoou-se e, cada vez mais, tem menos crianças.
    Parece-me que tu, eras uma criança com bastante apetite :))

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  7. A quem aqui veio, simples e sincero bem-haja.
    Mais que evidente, neste modesto espaço, uma simples e singela homenagem ao blog dos forninhenses do qual nunca esqueci o carinho. Parte da minha casa!
    Difícil, amanhã, o voltar a sentir e assimilar a outra liberdade, ou fácil, afinal por aí passei...

    ResponderEliminar
  8. Boa noite Xico, o Blogue dos Forninhenses merece também aqui ser realçado e por esse facto deixo-lhe os meus Parabéns por juntamente com a Paula seguirem um único objetivo de dar a conhecer a história e as vivências da vossa maravilhosa aldeia.
    Quanto ao Nascendo fico a aguardar!
    Abraço, Ailime

    ResponderEliminar