segunda-feira, 17 de novembro de 2014

A fome faz sair o lobo do mato

Parece indeciso em descer as ravinas alcantiladas das serranias, seu refugio natural, desafiando os dominios do homem e se necessario tal enfrentar.
Pelas crias resguardadas por calhaus que tinha de alimentar...


Este, o tipo de lobo que conheci em crianca, mistificado em medos demoniacos, pai de todos os males!
Tenho a felicidade de os ter visto ao longe e num dia de madrugada, a loba na vereda de um pinhal iluminado pela lua cheia, levar as crias atras dela, presumo que para casa. A vida deles.
Tinha tido o dissabor de terem numa vespera de Pascoa ido ao patio dos meus pais e levarem o meu primeiro cao e fiquei a ter por eles um odio tremendo depois  "amolecido" por esta cena.
E fui ganhando um carinho muito especial por eles e crescendo no modo de ver a sustentabilidade da natureza. Quando um cacador furtivo passeava pela aldeia com um lobo morto dependurado de um pao e angariando a gloria do seu feito em troca de alguma comida sob a forma de ovos ou um bocado de carne de porco, a garotada corria incredula atras, a ver o "monstro".
Hoje os poucos que restam, parecem acreditar que sao malevolos ate se extinguirem, sina deles...
Nunca foram tao mediaticos, aparecem quase diariamente em canais televisivos por "abuso".
“Esta semana foram vistos três perto da aldeia”, 

“Os animais não são indemnizadas pelo justo valor”.

E  quando o lobo desaparecer dos montes das nossas aldeias...
Queiramos ou nao, as gentes apesar dos receios e prejuizos tem carinho pelos lobos e muita pena terao ao os verem desaparecer. Quase que aposto que havendo concerto pelas perdas, os escassos lobos e rebanhos andariam amigos sem qualquer deles vestir a pele de cordeiro.
O lobo tem muita dignidade. Merece respeito.

6 comentários:

  1. Olá Xico...
    Um texto com uma história que nos faz pensar na natureza e seus significados... O lobo, animal temido, mas com suas características que precisam ser respeitadas e bem entendidas. Não acho que devam desaparecer das aldeias... Cuidados podem ser cativados e preservar os tais lobos...

    Um abraço... Muita PAZ!

    ResponderEliminar
  2. Que memória essa dos lobos lhe terem levado o primeiro cão!...O que vale é que se cresce e se redimensionam as coisas, mas deve ter sido de facto traumatizante.
    O território dos lobos, tal como de outros animais torna-se pequeno por falta de comida, e concordo que o que deveria fazer-se era compensar devida e prontamente as pessoas que sofrem prejuízos nos seus rebanhos. Os animais selvagens têm o seu próprio território e ultrapassam-no quando a fome a isso obriga.
    Assuntos que deveriam ser tratados rapidamente e sem a necessidade de tanto alarido.
    Um post muito a propósito, Xico!
    Tenha uma boa semana.
    xx

    ResponderEliminar
  3. Lindo teu texto e realmente, como qualquer outro animal, o lobo merece o devido respeito! abraços,chica e lindo dia!

    ResponderEliminar
  4. Muito bonita esta foto!
    Eu embora nunca os tivesse visto, de tão falados nas histórias que me contavam, a presença dos lobos era mesmo algo aterrador.
    Hoje por lá (Forninhos) restam as recordações deles, como património imaterial nas narrativas dos mais velhos.
    Mas é verdade o que dizes, as gentes apesar dos receios e prejuízos têm carinho pelos lobos e com pesar falam por os ver desaparecer!
    O território dos lobos. Fez-me lembrar o livro "Quando os Lobos Uivam" de Aquilino Ribeiro, em que o Estado Novo resolve impôr aos beirões uma nova Lei: os terrenos baldios que sempre tinham sido utilizados para bem comunitário e onde a comunidade retirava parte vital do seu sustento, seriam agora "expropriados" e esses terrenos utilizados para plantar pinheiros.
    Nesse Livro está muito bem representada a saga dos beirões na defesa dos terrenos baldios perante a ditadura do Estado Novo.
    E, só para lembrar que o Natal está quase à porta, Aquilino ainda escreveu nesse livro (...Os moços andavam pelas lojas à lenha enquanto a aldeia assistia à missa do Galo... e quando saíam eram surpreendidos pele grande fogueira...).
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Boa noite Xico,
    Belíssima a sua narrativa sobre o lobo!
    Na verdade não era nem será animal muito querido, mas concordo que se desaparecesse muitas historias seriam contadas em memoria desse bicho que até é bem bonito;)) e como todos os outros merece o nosso respeito!
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  6. Xico,

    Nunca vi um lobo de perto. Existem muitas lendas sobre eles.
    Quando criança, passando férias na fazenda de meu tio, onde tinha uma mata enorme, ouvia um uivo forte, parecido com de um cão. Mas, meu tio dizia que era lobo do mato. Sei não, acho que não era lobo, mas eu acreditava que era. Rs
    Eu acho que todos os animais devem ser respeitados. Se eles existem na natureza, é porque têm suas importâncias. Eu tenho pavor de cobras, mas entendo que elas são necessárias para o ecossistema.
    Gostei muito da sua narrativa, e deu uma dor no peito, ao imaginar o lobo morto pelo caçador.
    Verdade. Tem muitos lobos nesse mundo com peles de cordeiros. Rs
    Um lindo Domingo! Abraços

    ResponderEliminar